terça-feira, 26 de junho de 2012

Fim do Exame de Ordem?????


Posted: 25 Jun 2012 05:11 AM PDT
Olá guerreiros da OAB, trago até vocês um relatório sobre últimas ações dos movimentos engajados pelo fim do exame de ordem, grupos organizados de bacharéis que lutam por uma melhora para essa "entreclasse" tão desunida e desamparada.
Vale destacar que a importância desses movimentos vai além dos projetos que visam o fim do exame de ordem, são a materialização de algo legítimo e necessário, e que merece, no mínimo, o nosso respeito.

Prezados MNBDistas: 

Estamos com excelentes notícias e trabalhando arduamente em Brasília já há uma semana e estaremos trabalhando na próxima.

Em contrapartida, nosso site está sob ataque hacker desde o dia 14 e por este motivo não estamos conseguindo informar os colegas via site.

O ataque hacker está sendo diretamente dirigido ao site via provedor de hospedagem e nosso provedor esta se mostrando insatisfatório no combate aos ataques. Estaremos mudando de provedor esta semana para voltar a informar os colegas via site.

- As boas noticias em duas frentes:

O projeto de lei 2211/11 do Deputado Federal Eduardo Cunha e todos os projetos que tramitam na CCJC e que tem relatório do Deputado Federal Pastor Marco Feliciano.


Desde domingo passado – dia 17 – estamos trabalhando com nossos colegas brasilienses coordenados pelo Presidente Astrogildo, com a presença dos presidentes Clailton (AM) e Juncal (ES). O trabalho é em conjunto com os nossos parceiros nesta luta contra o exame:

- MBBAD – Movimento Brasil de Bacharéis e Acadêmicos em Direito, presidido pelo colega Julio Velho;

- Mãos Limpas – Brazil No Corrupt, ONG dos colegas cariocas Ricardo e Fábio Fonseca;

- Bacharéis em Ação, presidido pela Colega Gisa Moura;

- OBB – Ordem dos Bacharéis do Brasil, presidido pelo colega Willyan Johnes

Muitos colegas e até pessoas de outras vertentes nos criticavam pela falta de união entre os movimentos, o que não ocorre mais. Os movimentos têm caminhos diferentes, mas os que tem a mesma meta – lutar pelo fim do exame da OAB – estão agindo em conjunto e de forma Única.

- Reunião com Vicentinho

Estivemos reunidos com o Deputado Federal Vicentinho que está nos coordenando nas batalhas na Câmara. A primeira reunião foi com ele. Esteve presente com nosso grupo, o representante da OBB em Brasília, o Jornalista Vasco Vasconcelos.

- Contatos com Eduardo Cunha:

Estivemos em contato com os assessores do Deputado Eduardo Cunha, pois ele esteve na 3ª feira apenas em Brasília e retornou ao Rio de Janeiro por questões familiares, pois na 6ª feira, dia 15, faleceu a irmã do Deputado.

Chegamos a marcar um encontro para entregar a ele nosso manifesto de agradecimento, mas nos desencontramos. Este manifesto será entregue nesta 3ª feira entrante.

Segundo informações de seu Assessor André, o Projeto 2.211/11 já obteve as assinaturas necessárias para tramitar em regime de urgência. A assessora jurídica, Dra. Cláudia informou que sabe apenas que o líder do PT Jilmar Tatto e o líder do PMDB Henrique Alves assinaram o requerimento de urgência. Há um 3º líder que assinou, mas a assessoria não sabe qual líder é, pois a coleta das assinaturas foi um trabalho pessoal do Deputado Eduardo Cunha.

Assim, já estão prontas para serem entregues as manifestações conjuntas dos movimentos - links abaixo - para os Deputados Eduardo Cunha, Jilmar Tatto e Henrique Alves. Já entramos em contato com as assessorias para coordenar as entregas nesta 3ª feira.




- Reunião com Pastor Marco Feliciano:

O Deputado Pastor Marco Feliciano marcou reunião conosco na Audiência Pública que tratou da ortoeutanásia. Quem presidiu a Audiência foi o Presidente da CCJC, Deputado Ricardo Berzoini. Quem esteve presente também, foram representantes da CNBB, Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil.

Entregamos nosso manifesto de agradecimento ao Deputado Pastor Marco Feliciano – link abaixo – e aproveitamos para agendar reunião dos movimentos com ele para a próxima 3ª feira, para montarmos a estratégia de acesso aos deputados da CCJC para pedirmos apoio ao relatório feito pelo Deputado Marco.

O Presidente do MNBD/OABB do Amazonas, Clailton Oliveira que é evangélico, levou um CD do Pastor Marco para ele autografar e viajou no mesmo avião com ele para o Amazonas, onde o Pastor Marco tem pregações neste final de semana.

No vôo, ambos conversaram e o Pastor Marco só pediu confirmação de que o material apresentado como prova de manipulação – Clique aqui – era mesmo da OAB. Ele pelos comentários feitos à Clailton, ficou horrorizado com a manipulação comprovada do exame que a OAB faz…


Ainda na audiência, entregamos ao Deputado Ricardo Berzoini, presidente da CCJC, um pedido de apoio e agilidade na tramitação do Relatório do Dep. Marco Feliciano. Berzoini ficou de analisar os documentos recebidos e informou que o presidente da OAB Ophir Cavalcante havia solicitado uma audiência na semana que entra para tratar sobre o relatório. Imediatamente solicitado a ter uma audiência com os representantes dos movimentos unidos também, ele determinou que entrássemos em contato com sua assessoria para marcar a audiência em seu gabinete na próxima 3ª feira.


Aproveitamos a presença de representantes da CNBB na audiência para solicitarmos contato com a cúpula diretiva católica nacional. Informamos que vários colegas haviam tentado levar informações sobre nossa situação à CNBB, mas que por causa da hierarquia não haviam obtido sucesso (abraços irmã Angelin do CE) e assim, conversamos com o Dr. Leão e com o Padre Rafael Fornasier, secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB.

Contatos serão mantidos com a CNBB, assim como estamos mantendo com lideranças evangélicas.

- Frente Parlamentar Evangélica:

Participamos na 3ª feira, dia 19, da reunião política da Frente Parlamentar Evangélica, à convite do presidente Deputado Federal João Campos, onde agradecemos o apoio da frente, em especial aos deputados Marco Feliciano e Eduardo Cunha.

O Presidente João Campos recebeu de nossas mãos o material que destaca a inconstitucionalidade do exame e as manipulações do exame feitas pela OAB – Clique aqui – e após, entregamos aos parlamentares presentes cópias do mesmo material.

O Deputado Federal Pastor Eurico destacou que pretende manter contato com os bacharéis e interagir conosco. Teremos conversas esta semana que entra.

- Reunião neste domingo:

Coordenada pelo Presidente Astrogildo, teremos neste domingo – dia 24 – nova reunião com os colegas de Brasília, com presença do Presidente Estadual do MNBD/OABB de Santa Catarina, Antonio Vilmar Gravuni que vem para trabalhar nesta semana conosco.

Os presidentes Clailton e Juncal retornaram a seus estados neste fim de semana, após trabalharem a semana toda nos contatos.

Quem estará conosco nesta reunião, são os Colegas Vasco Vasconcelos representando a OBB e o Jornalista Ronaldo do site jurídico Justiça em Foco, representando o “Bacharéis em Ação”.

As estratégias de ação nesta semana serão traçadas em conjunto com os colegas de nossa entidade e com os parceiros. Iremos fotografar e registrar esta reunião.

- Reunião com CONFEJAB:

Mantivemos contatos esta semana, junto com os presidentes Juncal e Clailton, com o Presidente do Conselho Federal de Juizado Arbitral, o Dr. Amaury Leite, em seu gabinete e depois em uma conversa mais informal sobre a implantação de Tribunais Arbitrais e sobre o trabalho dos colegas bacharéis no âmbito do Juizado Arbitral.

O trabalho dos bacharéis nos Juizados Arbitrais é totalmente liberado – como nos Juizados Especiais nas Conciliações – e nossa entidade e outras parceiras estão mantendo contatos constantes com a CONSEJAB.

- Finalizando…

Peço desculpas pelos problemas em nosso site, vamos trocar de provedor de hospedagem para resolver a questão, de forma que possamos seguir nosso trabalho.

Os colegas parceiros estarão repercutindo na internet estas informações, tanto as entidades OBB, MBBAD, Bacharéis em Ação, Brazil No Corrupt, como os independentes Inácio Vacchiano, Assim Passei (Lucas) e o site Juridico Justiça em Foco.

Peço aos colegas que sigam contatando seus deputados no twitter, no Facebook, nos sites, pessoalmente, via fone, enfim como puderem. Teremos mais uma semana de trabalho pela frente e já informamos que os parceiros “Bacharéis em Ação” estarão chegando no dia 3 de julho para também trabalharem o Congresso em Brasília.

Nossos votos de melhora à saúde do colega Willyan Johnes, que não esteve presente até agora por causa de sérios problemas de saúde que estão sendo tratados.

SAUDAÇÕES MNBDistas!

Reynaldo Arantes
OABB/MNBD

Visite nosso site www.mnbd.org

Fonte: Parceria com o MNBD.
Posted: 25 Jun 2012 04:07 AM PDT

Confira o cronograma dos Exames de Ordem até 2013, ou melhor, o calendário de Exames de Ordem de 2012, já que essas provas são as que correspondem a esse período.
Esses cronogramas para as próximas provas do exame de ordem, imagino, são apenas uma prévia, por que depende de muitos fatores para que essas datas se mantenham. De qualquer forma dá para se ter uma ideia.

VIII Exame de Ordem Unificado

Publicação do Edital de Abertura: 1.º/8/2012
Período de Inscrição: 1º/8/2012 a 17/8/2012
Prova Objetiva - 1ª fase: 9/9/2012
Prova prático-profissional - 2ª fase: 21/10/2012

IX Exame de Ordem Unificado

Publicação do Edital de Abertura: 12/11/2012
Período de Inscrição 12/11/2012 a 26/11/2012
Prova Objetiva - 1ª fase: 16/12/2012
Prova prático-profissional - 2ª fase: 24/02/2013

Essas datas foram divulgadas no site da OAB, confiram na íntegra clicando AQUI.


3 comentários:

  1. Notável Deputado e Maior Defensor dos Bacharéis em Direito EDUARDO CUNHA:


    Mais uma vez a OAB está usando de sua influência política para impedir que Vossa Excelência seja PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Infelizmente o PT, através da PRESIDENTA DILMA, como já tem conhecimento, está tentando também impedir que Vossa Excelência ocupe o cargo de Presidente da Câmara dos Deputados. Confiamos na sua competência política e administrativa, para que eles (OAB e PT) não te prejudique novamente.


    Abraços.

    João Batista Suave
    Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis do Brasil(MANAB)

    ResponderExcluir
  2. AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDUARDO CUNHA

    A/C de Todos os Deputados Federais e Líderes Partidários

    Solicitamos de Vossa Excelência, o obséquio, para agilizar em caráter de urgência, a pauta para a votação do projeto de lei de sua autoria 2154/2011, para acabar com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, cuja exigência é absurda, que fere a nossa Constituição, uma vez que não corrobora com a “livre expressão da atividade intelectual”, “livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão”.
    Vários bacharéis não conseguem passar no exame na primeira vez, inclusive, a maioria continua tentando sem expectativa de quando irão lograr êxito no tal certame corporativista. Lamentavelmente, os que se inscrevem, precisam desembolsar uma quantia significativa com a taxa de inscrição no valor de R$ 200,00(duzentos reais), além do auto custo com cursos suplementares e livros didáticos. “Estima-se que a OAB arrecada mais de R$ 75 milhões por ano com o Exame de Ordem, sem prestar contas ao TCU e a ninguém. Dinheiro este, arrecadado em forma de ditadura dos já graduados, com o diploma aprovado pelo MEC, ficando os detentores do curso universitário, sem poder ter o seu direito resguardado do exercício da profissão graduada”.
    Ressaltamos, são cerca de 5 milhões de Bacharéis em Direito que estão desempregados ou exercendo funções não condizentes com sua formação.
    o subprocurador-geral da República na época, Dr. Rodrigo Janot, enviou ao STF um parecer sobre o caso. Ele considerou inconstitucional o exame, por violar o direito ao trabalho e à liberdade de profissão, garantido pela Constituição Federal.
    O Ex-Presidente da OAB “Ophir Cavalcante”, afirmou categoricamente que o Congresso Nacional é um Pântano; O nobre Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e os demais Deputados, precisam resgatar a imagem que a OAB(Ordem dos Advogados do Brasil), imputaram a casa que também pertence ao povo brasileiro(Congresso Nacional).(...)

    ResponderExcluir
  3. AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDUARDO CUNHA

    A/C de Todos os Deputados Federais e Líderes Partidários

    Solicitamos de Vossa Excelência, o obséquio, para agilizar em caráter de urgência, a pauta para a votação do projeto de lei de sua autoria 2154/2011, para acabar com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, cuja exigência é absurda, que fere a nossa Constituição, uma vez que não corrobora com a “livre expressão da atividade intelectual”, “livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão”.
    Vários bacharéis não conseguem passar no exame na primeira vez, inclusive, a maioria continua tentando sem expectativa de quando irão lograr êxito no tal certame corporativista. Lamentavelmente, os que se inscrevem, precisam desembolsar uma quantia significativa com a taxa de inscrição no valor de R$ 200,00(duzentos reais), além do auto custo com cursos suplementares e livros didáticos. “Estima-se que a OAB arrecada mais de R$ 75 milhões por ano com o Exame de Ordem, sem prestar contas ao TCU e a ninguém. Dinheiro este, arrecadado em forma de ditadura dos já graduados, com o diploma aprovado pelo MEC, ficando os detentores do curso universitário, sem poder ter o seu direito resguardado do exercício da profissão graduada”.
    Ressaltamos, são cerca de 5 milhões de Bacharéis em Direito que estão desempregados ou exercendo funções não condizentes com sua formação.
    o subprocurador-geral da República na época, Dr. Rodrigo Janot, enviou ao STF um parecer sobre o caso. Ele considerou inconstitucional o exame, por violar o direito ao trabalho e à liberdade de profissão, garantido pela Constituição Federal.
    O Ex-Presidente da OAB “Ophir Cavalcante”, afirmou categoricamente que o Congresso Nacional é um Pântano; O nobre Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e os demais Deputados, precisam resgatar a imagem que a OAB(Ordem dos Advogados do Brasil), imputaram a casa que também pertence ao povo brasileiro(Congresso Nacional).(...)

    ResponderExcluir